SUCESSOS
Escrito no dia 04 de fevereiro de 2018
Certa vez, numa aula de geografia, a professora mandou a gente dizer: o que é sucesso pra você?
Não lembro o que disse, nem porque foi na aula de geografia.
Mas acredito que sucesso é a realização de sonhos, metas ou planos que te deixa feliz. Realizado. Isto é, bem sucedido. No entanto, como alcançar nossos objetivos e ter sucesso?
Eu acredito que é a na base da persistência e paciência. Na confiança e apoio. Na disciplina e dedicação. E também, na sorte. Alguns chamam essa sorte de benção divina. Pode ser também. Mas é certeza: é também por causa de acontecimentos que não controlamos, seja isso sorte ou benção.
Ayrton Senna não nasceu sabendo pilotar, teve que se dedicar para aprender. Mas teve a benção de ter talento, apoio e recursos financeiros para tanto.
Isaac Newton não nasceu sabendo física, teve que se dedicar para aprender. Mas teve a benção de ter talento, apoio e recursos financeiros para tanto.
E assim vai. Todos têm talento, até mesmo você que está lendo agora. Mas não ache que só talento te dará o sucesso. Não ache que só apoio te dará sucesso. Não ache que só dinheiro te dará sucesso. Todos juntos podem te dar sucesso, mas sem algum deles, você pode sim ter sucesso. Você terá que ter paciência e persistência nos estudos, treino ou investimento para conseguir melhorar mais e atingir seus objetivos.
Aí vem o que a crônica anterior dizia: todos fracassamos.
Você tem um objetivo, vai tentar, vai errar, vai ter dificuldades, vai fracassar e, se persistir com paciência para não desistir, você conseguirá o sucesso.
Newton rodava nas pistas da matemática e Senna errava os cálculos nas curvas. Normal, todos fracassamos. Mas, se continuarmos na luta, se continuarmos tentando, conseguiremos.
Esse é o segredo do sucesso, para mim: persistir e ter paciência. Sempre com dedicação e esforço ao máximo.
Confesso: semana passada, na esperança de passar em Editoração na USP, eu escrevi a crônica sobre fracasso.
E fracassei. Na sexta-feira, dia 02 de fevereiro de 2018, não passei.
Hoje, na certeza do fracasso, escrevo a crônica sobre sucesso, o inverso da anterior.
Quando achei que seria sucesso, fiz fracasso. Quando fracassei, fiz sucesso.
A vida é assim, muito fracassos nos trazem sucessos inimagináveis, por isso escrevi nessa ordem.
Do fracasso fica a experiência e a tristeza. Do sucesso fica a gratidão, a felicidade e o exemplo.
Persistindo, confiando, me esforçando, e tendo resiliência em meio aos fracassos, vou conseguir o sucesso. E você também.
Não importa se os desafios serão maiores do que antes. Você consegue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário